Em apresentação durante a Build Tour, realizada em São Paulo, no estádio do Palmeiras, a Microsoft foi questionada múltiplas vezes sobre quando o suporte ao idioma nacional aconteceria e finalmente deu uma resposta.
A empresa explica que o desenvolvimento é complexo, por vários motivos. “Isso inclui o reconhecimento da fala, que é difícil, pelas diferenças de idade, sotaque, e por variantes como a pessoa quando está resfriada ou gripada, ou rouca. Tudo isso deve ser considerado no algoritmo”, explica.
Então, há o problema de transformar texto em fala. “Há todo um estudo para desconstruir a língua em termos de fonemas e como combiná-los de uma forma que soe natural e não uma voz robótica”, justifica a empresa.
Somando tudo isso, o prazo para entrega é no ano que vem. A Microsoft diz que “pretende expandir os idiomas da Cortana agressivamente em 2016”, o que significa que os brasileiros provavelmente não poderão usar a assistente em seu idioma nativo quando o Windows 10 for lançado oficialmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário