Escrito por Carlos newton |
Sex, 30 de Janeiro de 2015 07:48 |
É impressionante a bilionária campanha
publicitária que o grupo JBS, maior exportador de carne bovina do mundo
e dono da marca Friboi, vem fazendo na imprensa escrita e na
televisão, inserindo anúncios em espaços e horários nobres e pagando
cachês altíssimos a artistas “globais” consagrados como Tony Ramos,
Fátima Bernardes e Roberto Carlos, que inclusive é vegetariano há
décadas.
O grupo JBS, de Goiás, pertence aos
irmãos Batista e era comandado por José Batista Júnior, que conseguiu
apoio do BNDES a partir do primeiro governo Lula e alçou o frigorífico
JBS-Friboi ao topo do mercado de carnes do país e do mundo.
Em março de 2012, preocupados com a
crescente responsabilidade causada pela expansão dos negócios, os
irmãos Batista chamaram o conterrâneo Henrique Meirelles para assumir a
presidência do Conselho de Administração da J&F, holding que
controla empresas e marcas famosas como JBS Friboi, Banco Original,
Swift, Doriana, MassaLeve, Lebon, Pilgrim’s, Seara, Vigor, Rigamonti,
Fiesta e Flora. Uma das missões de Meirelles era traçar a estratégia
mundial do grupo, para não perder mercado.
Menos de um ano depois,
surpreendentemente José Batista Júnior deixou de ser o principal sócio
da holding J&F, tendo vendido sua participação para os irmãos
Joesley e Wesley, que tiveram de manter Meirelles à frente do Conselho,
porque hoje a credibilidade do grupo está diretamente associada à
atuação do ex-presidente do Banco Central e do BankBoston, que está
cada vez mais rico e se tornou também acionista do Itaú.
CAMPANHA BILIONÁRIA
No comando da holding J&F, Meirelles
determinou o lançamento da espalhafatosa campanha publicitária, que
começou no início do ano passado e parece não ter mais fim, para
satisfação dos barões da mídia impressa e televisionada. O objetivo da
propaganda em massa não é comercial; pelo contrário, tem apenas a
finalidade de amansar a grande mídia, para desestimular reportagens
investigativas que possam revelar as entranhas desse surpreendente
sucesso empresarial movido pela generosidade do BNDES, que na gestão
petista emprestou à JBS R$ 2,5 bilhões (diretamente ou por meio de
outros bancos) e comprou R$ 8,5 bilhões em ações do grupo, que
equivalem a 24,6% de seu capital.
Além de atuar no controle da mídia,
Meirelles também transformou a holding J&F na maior patrocinadora
da política nacional. Oportuna reportagem de Leandro Prazeres, no site
UOL, revela que o generoso grupo já doou a candidatos e partidos cerca
de 18,5% de tudo o que tomou emprestado do BNDES entre 2005 e 2014, com
PT, PMDB e PSDB aparecendo como os mais beneficiados.
Desde 2006, o grupo já figurava como um
dos maiores doadores de campanhas políticas do Brasil. Meirelles só fez
aumentar o cachê. Em 2010, por exemplo, o JBS ficou em terceiro lugar,
com R$ 63 milhões. Mas em 2014, sob comando dele, o grupo passou a ser
o maior doador, com R$ 366,8 milhões em patrocínio eleitoral, seguido
da construtora Odebrecht , que doou R$ 111 milhões, e do Bradesco, com
cerca de R$ 100 milhões.
O repórter Leandro Prazeres mostrou que o
comprometimento da J&F com doações a políticos é tão grande que,
somente para a eleição de 2014, a empresa doou 39,56% de todo o seu
lucro líquido registrado em 2013, que foi de R$ 926,9 milhões. É como
se, a cada R$ 100 de lucro, a JBS doasse R$ 39,5 para os caixas de
campanhas de partidos e candidatos. Da mesma forma, a Odebrecht,
segunda colocada no ranking de doações neste ano, doou 22% de seu lucro
líquido em 2013, que foi de R$ 490,7 milhões.
É generosidade demais, motivando
justificadas suspeitas de sonegações e graves irregularidades
contábeis. Como se sabe, o lucro líquido é a diferença entre o que a
empresa faturou e os seus custos operacionais (salários, tributos,
impostos etc).
E a conclusão é óbvia – a J&F
comprou a grande imprensa, mas esqueceu a internet, e o surgimento de
um escândalo será inevitável. O assunto é intrigante, apaixonante e
desafiante, amanhã voltaremos a abordá-lo.
http://formadoresdeopiniao.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=30446:meirelles-tenta-comprar-silencio-da-midia-no-caso-da-friboi&catid=80:denuncia&Itemid=131
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sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015
MEIRELLES TENTA COMPRAR SILÊNCIO DA MÍDIA NO CASO DA FRIBOI
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