segunda-feira, 31 de março de 2014

BANQUETE MAÇÔNICO

Livro de grande utilidade para Veneráveis Mestres e demais oficiais das Lojas Maçônicas Brasileiras, discorre sobre usos e costumes dos “comes e bebes”, desvenda os mistérios da interpretação esotérica do Banquete Ritualístico, realizado tanto no Simbolismo como no Filosofismo Maçônico. Apresenta gráficos demonstrativos das posições das mesas de banquetes realizados nos Solstícios de Inverno e Verão. Ensina como planejar, organizar e executar uma Loja de Mesa ou Loja de Banquete, nos diversos Ritos Maçônicos, adotados pelo GOB. Além disto, oferece um ABC do Banquete, um glossário de palavras e termos ligados à ritualística do Ágape Maçônico. Apresenta, ainda, diversas peças de arquitetura, artigos sobre o significado da Loja de Mesa, bem como oferece vários tipos de cardápios já testados em Lojas de Banquete, em vários Grandes Orientes Estaduais e do Distrito Federal.


Sobre o Autor
Hélio Pereira Leite nasceu em Fortaleza – Ceará
Em 1959, concluiu o Curso Científico, no Liceu do Ceará.
Ainda em Fortaleza, fez  o Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR de Fortaleza, turma de 1960).
Em São Luís (Maranhão) serviu como Oficial R-2 de Infantaria, no 24° Batalhão de Caçadores.
A partir de l963, radicou-se em Brasília, onde ingressou no Serviço Público, constituiu família e se bacharelou em Direito (CEUB, turma de 1972).
Em 1966, ingressou na Loja Maçônica União e Silêncio, federada ao Grande Oriente do Brasil.
Exerceu diversas funções maçônicas, destacando-se a de Grão-Mestre do Grande Oriente do Distrito Federal (gestã0 2003-2007).
Recebeu  várias comendas maçônicas, dentre as quais a Cruz da Perfeição, após quarenta anos  de atividades na Arte Real.
Participou do 4º Ciclo da ADESG-DF (turma 1975).
É Cidadão Honorário de Brasília, título concedido pela Assembleia Distrital Legislativa do Distrito Federal.
Presidiu a APAE-DF, tendo exercido o cargo de Procurador Geral da Federação Nacional das APAEs.
Produções literárias:  Ensaio –“ Maçonaria e Intelectualidade” (1989); Diário de Viagem – “Cuba, uma Ilha, dois países” (2002); “100 Peças de Arquitetura” (2010, organizado com Kleber S. Nascimento).
A partir de 2008, voltou a residir em Fortaleza, criando e passando a administrar o site  www.formadoresdeopinião.com.br, no qual publica matérias voltadas para cidadania, civismo e patriotismo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário