segunda-feira, 31 de março de 2014

"MAÇONARIA A FAVOR DA VIDA" EM MONTES CLAROS DE MINAS


Imprimir E-mail
Escrito por Barbosa Nunes   
Sáb, 29 de Março de 2014 17:00
Fui a Montes Claros, porta de entrada para a região norte do país, grande eixo rodoviário, cidade com mais de 400 mil habitantes e cerca de 250 bairros. Distante de Belo Horizonte 422 quilômetros. Até 1760 as terras do atual município eram habitadas pelos índios "Anais e Tapuias". Em 1857 pela Lei 802, de 03 de julho, passou à cidade com o nome de Montes Claros.
Polo importante regional, centro universitário com duas universidades públicas, diversas faculdades, entre elas, três de medicina. No setor de comunicação, três jornais diários, várias emissoras de rádio e canais de televisão regional e nacional.
É destaque na maçonaria brasileira, através das várias lojas maçônicas que estão a liderar trabalhos permanentes nas áreas de saúde, educação, assistência social, orientação aos jovens, participação efetiva da mulher e um conceito muito grande com os setores públicos, empresariais e profissionais. Sede da 2ª Coordenadoria Regional Maçônica do Norte de Minas, englobando 43 Lojas do GOB-MG.
Na função que exercemos de Grão-Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil, fomos acolhidos com a fidalguia característica do mineiro e fraternidade dos irmãos maçons, convidado para falar sobre "Maçonaria a Favor da Vida", no período de 19 a 22 de março.
Proferi palestra no Templo da Loja "Estrela do Norte", lançando oficialmente o programa, com as presenças, do Grão-Mestre do GOB-MG, Amintas Xavier e o presidente da 2ª Coordenadoria Regional do Norte de Minas, Olímpio Antônio, maçons e representantes de diversos grupos de prevenção, recuperação e repressão. Registro a contribuição efetiva do Jornalista Girleno Alencar Soares e as apresentações de trabalhos em atividades, do Presidente do Conselho Municipal de Ação Contra as Drogas, Antônio Augusto Coelho Tavares, presidente do Conselho Maçônico de Segurança Pública, Advogado Paulo Jacinto, Delegado Chefe Regional da Polícia Civil, Rogério da Silva Evangelista, Comandante 10º Batalhão da PM, Coronel Reformado Geraldo Brasileiro, Franklin de Paula, Secretário Municipal de Defesa Social, "AA",PROERD, Secretaria de Ação Social, Saúde e Educação. Definido ficou o Coordenador do Trabalho, Venerável da Loja Estrela do Norte, Leandro Ferreira Catarino. O grupo já está em formação e o planejamento será concluído na primeira quinzena de abril, efetivamente participando as Fraternidades Femininas.
O "Jornal Gazeta Norte Mineira" e o "Jornal de Notícias", com circulação diária, noticiaram em manchetes que a iniciativa da maçonaria de Montes Claros é de grande importância para a comunidade. Tive a oportunidade de detalhar e delinear o caminho sobre o que é prevenção primária, ficando na minha avaliação que a iniciativa, com certeza, terá êxito. Ficou muito claro o interesse, pelo grande número de maçons presentes e a determinação e compromisso de Olímpio Antônio e Leandro Ferreira Catarino.
Participei da solenidade de instalação da Academia de Letras Maçônicas do Norte de Minas, no templo da Loja "Filhos de Hiram", presidida pelo Venerável Mestre André Luiz Bastos. Espaço inteiramente lotado, para receber os novos 40 imortais. Entre eles, a figura símbolo da história e da cultura Montesclarense, Yvone de Oliveira Silveira, nascida em 30 de dezembro de 1914, a completar 100 anos de vida no penúltimo dia do mês de dezembro. Jornalista, cronista, poetisa, professora de Teoria da Literatura, presidente ativa da Academia Montesclarense de Letras e autora do hino da cidade, música de Clarice Sarmento. Com extraordinária lucidez, voz firme, muito saudável, dispensou o microfone e pronunciou uma bela mensagem de vida, fé e crença, sendo aplaudida de pé ao canto de "Parabéns a Você".
Destaco a dedicação do presidente do CONVENORTE, na criação e instalação da Academia e as presenças do Grão-Mestre Estadual Amintas de Araújo Xavier, e seus secretários Vicente Pinto da Silva, Raúl Gonçalves da Silva, Robson Fidalgo Amuy e representações da Academia Feminina de Letras, Universidades, Faculdades, Institutos Históricos e Geográficos de Montes Claros e de Minas Gerais. Presença da escritora Amelina Chaves, viúva de Almir Chaves, um dos maiores maçons de Montes Claros. Encontrei na categoria de "Naturais de Montes Claros", filhos ilustres, entre eles o antropólogo "Darcy Ribeiro", poeta "Ciro dos Anjos", Ministra do Supremo Tribunal Federal, "Carmem Lúcia", "Márcia Estela Kubitschek", filha de "Juscelino" e o maior violeiro da música sertaneja de todos os tempos, "Tião Carreiro".
Foi empossado com primeiro presidente, o escritor Wanderlino  Arruda, de quem recebi 2 livros autografados, "Prefácios e Comentários" e "Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros".  Fiquei muito agradecido e honrado por ter sido distinguido, junto com Grão-Mestre Amintas Xavier, com o título de membros honorários do mais novo sodalício maçônico que nasce com a força e o vigor da maçonaria do Norte de Minas.
Completei o agradável giro maçônico pelo Norte de Minas, em uma sessão de inicio de comemorações de 50 anos da Loja "Deus, Paz e Liberdade", de Janauba, dirigida por Milton José de Oliveira Filho.
Já escrevi um artigo intitulado "Pequi é Fruto Nobre" e me deparei surpreendentemente com o pequi gigante de Montes Claros. Tamanho de uma laranja. Polpa espessa, carnuda, saborosíssimo. Fui ao mercado da cidade para comprar alguns litros. A dona da banca respondeu: "O nosso pequi não cabe em litro. Nós só vendemos a dúzia".
Concluo este artigo com a certeza de que uma boa semente foi plantada em favor da prevenção ao uso de drogas. Homenageando os maçons de Montes Claros e seus filhos, transcrevo parte do seu hino:
"Nas manhãs gloriosas das Bandeiras, Nascestes protegida pela Cruz. Plantada pela fibra de Figueira, Ao pé dos montes, refletindo luz. No sertão ressequido das Gerais, O pranto inaugural dos filhos teus rasgou teu solo, para nunca mais perderes lutas, nem perderes Deus".
Salve Montes Claros, És Nortestrela! Crescendo arrojada e altaneira, Histórias vais fluindo de bravuras, Com o orgulho de  seres brasileira.

"MAÇONARIA A FAVOR DA VIDA"
EM MONTES CLAROS DE MINAS
Artigo 164 de Barbosa Nunes publicado no Jornal Diário da Manhã, edição de 29 de março  de 2014.
________________________________________
Barbosa Nunes, advogado, ex-radialista, membro da AGI, delegado de polícia aposentado, professor e maçom do Grande Oriente do Brasil -barbosanunes@terra.com.br.

Fonte: Informativo Barbosa Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário