segunda-feira, 15 de junho de 2015

Apple apresenta novo sistema operacional para Macs


A Apple anunciou hoje El Capitan, a nova versão do OS X, sistema operacional que equipa os computadores da companhia. Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software, foi chamado pelo CEO Tim Cook para falar das novidades, que se resumem em experiência e desempenho.
ReproduçãoA primeira coisa a se notar é que ficou mais fácil encontrar o cursor ao ligar o computador: basta chacoalhar o mouse e o cursor fica gigante. Depois, Federighi mostrou que o Safari contará com a possibilidade de fixar abas – algo que Chrome e Firefox fazem há tempos – arrastanto-as para a esquerda. O navegador também permite identificar abas com música e desativar o som rapidamente.

O sistema ganhou um novo gerenciamento de janelas que permite arrastá-las para o lado e fixá-las, assim como faz o Snap do Windows. Quanto ao desempenho, o executivo falou que várias funções serão executadas mais rapidamente: abrir aplicativos, por exemplo, ficou 1,4x mais rápido; alternar entre apps, 2x mais rápido. Tudo isso graças ao Metal, que foi apresentado em 2014 para iOS e agora chega ao OS X.
O sistema será liberado hoje para os desenvolvedores. Um beta público sai em julho, sendo que os usuários finais poderão conferir o trabalho antes do fim do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário