terça-feira, 16 de junho de 2015

LOJA MAÇÔNICA REGENERAÇÃO BARBACENENSE – 120 ANOS DE TRABALHO PELA CAUSA MAÇÔNICA


LOJA MAÇÔNICA REGENERAÇÃO BARBACENENSE – 120 ANOS DE TRABALHO PELA CAUSA MAÇÔNICAFundada em 14 de junho de 1895 por maçons das Lojas Operários da Luz e União Fraternal que lhe antecederam, a Regeneração Barbacenense escreveu sua história moldada nas tradições, porém sempre atenta às mudanças sociais.
Nomes da mais alta linhagem intelectual, política e moral, distinguiram os irmãos do quadro da Loja, uma vez oriundos de famílias conceituadas e representativas da s montanhas mineiras. Desta loja fizeram parte lideranças de todos os níveis em Minas Gerais e no Brasil.
Pelo seu grande empenho na causa dos desvalidos, criando meios para que os carentes da cidade fossem vacinados, medicados e alimentados essa Loja Recebeu do Grande Oriente do Brasil o Pomposo título de “ Grande Loja Benemérita”. Ela manteve, por muitos anos, um curso noturno de alfabetização de adultos, atestando, com isto, fidelidade ao princípio de combater sistematicamente a ignorância.
O notável Jurista e educador Dr. Mendes Pimentel foi um de seus luminares no início do século passado. Vários Prefeitos e Vereadores, instruídos na filosofia maçônica, revelaram-se a Serviço da Comunidade citando-se , a exemplo, o Ex Pracinha da FEB e ferroviário, irmão Paulo da Silva Fortes, que exerceu o cargo de vereador, sem receber remuneração dos cofres públicos, e foi Venerável de destaque.
Nas Universidades de Barbacena sempre militaram na cátedra grandes expoentes, formando médicos, advogados, administradores de empresas e outros profissionais de relevo.
No campo das artes, um de seus obreiros mais destacados na Loja foi o Príncipe dos Poetas mineiros, Honório Ferreira Armond, além de maestros e escritores de renome. O Manifesto aos mineiros, de cunho libertário e político, foi assinado por notáveis maçons e impresso na gráfica de um irmão da Regeneração Barbacenense.
No curso de seus 120 anos de existência, dois de seus membros foram Presidentes do Legislativo Maçônico. Célio Cordeiro foi Grão-Mestre pelo GOB. Os irmãos Bianor Malta foi Presidente da Soberana Assembleia do GOMG-COMAB, seguido em tal Presidência por Geraldo Ribeiro da Fonseca que veio a ocupar o cargo de Grão Mestre do GOMG-COMAB.
A ação profícua dos obreiros da Regeneração Barbacenense se perde no tempo a lembrar situações, fatos e visitantes ilustres que passaram pela cidade e aportaram na Loja, citando-se, dentre eles, o irmão Alberto Santos Dumont, Quintino Bocaiúva, Rodrigues Alves, Evaristo de Moraes e inumeráveis outras figuras de destaque do cenário nacional e internacional.
Os grandes encontros para decisões das mais polêmicas situações, envolvendo a maçonaria de Minas e do Brasil tiveram sempre o aval da Loja Regeneração Barbacenense. Está registrado para a posteridade que a maçonaria em Barbacena protagonizou vários embates , buscando a união e a concórdia entre as potências maçônicas do Brasil. Barbacena sempre foi escolhida como cidade polo em termos de grandes decisões, haja vista que, no curso dos seus 120 anos de existência sua Loja maçônica pioneira nunca faltou ao chamado da luta pela legitimidade, pela ordem e pelo progresso.
De 1895 a 1973, a Loja Regeneração Barbacenense esteve filiada ao Grande Oriente do Brasil. De 1973 a 2008, filiada ao Grande Oriente de Minas Gerais, GOMB- COMAB, esta centenária oficina, por seus obreiros, sempre operantes, firmou-se como a voz da Mantiqueira no pioneirismo das ações. A vibrante e culta oratória do barbacenense, irmão Carlos Mário Lacerda da Cruz Machado, marcou época, impulsionadas pelas elucidativas lições do Grande Mestre, médico e intelectual maçom, irmão Leonardo Vieira Peret, formador de opinião e de lideranças.
Hoje, unida e forte, sempre à sombra da acácia e ao lado de mais cinco Lojas em Barbacena, a Regeneração Barbacenense mantém-se alerta e no rumo das grandes decisões em prol do bem comum da cidade, de Minas e do Brasil. A Loja está, atualmente, filiada à Grande Loja Maçônica de Minas Gerais.
Foi das reuniões semanais da Regeneração Barbacenense que, depois de acirrados debates, os obreiros deram um basta na situação de corrupção que assola o pais. A vontade de servir, ao lado da necessidade de agir, fez com que a todos os obreiros ombreassem com um dos irmãos do Quadro, o Coronel PM José Eduardo da Silva” para a elaboração de um Projeto de Lei, visando a combater essa hidra da modernidade : A CORRUPÇÃO.
O PROJETO DE LEI “CORRUPÇÃO NUNCA MAIS”, acatado em reunião da CMSB e capitaneado pelo ilustre irmão Leonel Ricardo de Andrade, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, levantou âncora em Barbacena, aportou na Capital Belo Horizonte e avulta-se por todo o Brasil.
Ao comemorar 120 anos de conquistas, os obreiros da Centenária Loja Maçônica Regeneração Barbacenense prioriza os ideais democráticos e luta pelo progresso do Brasil.
Barbacena, 14 de junho de 2015
Geraldo Ribeiro da Fonseca – M.M. Historiador da Loja

-----------------------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário