segunda-feira, 22 de junho de 2015

BANQUETE MAÇÔNICO SOB O LUAR DE BRASÍLIA


BANQUETE MAÇÔNICO SOB O LUAR DE BRASÍLIAÀ exemplo das Lojas Militares, que existiram nos primórdios da maçonaria moderna, as quais realizavam seus banquetes ritualísticos à bordo dos navios, em tempos de paz ou de guerra, a Loja Luz do Planalto central, federada ao Grande Oriente do Brasil, sob o veneralato do Irmão Nelson Almeida de Jesus,   realizou no sábado passado (6/6/15) o primeiro banquete maçônico náutico do Distrito Federal e oxalá do Brasil Maçônico, na atualidade.
Tal evento se desenvolveu no decorrer de uma sessão de Loja de Mesa, durante um passeio noturno à bordo de um barco, que singrou as águas do Lago Paranoá, sob o luar do céu de Brasília.
Conforme é sabido, o banquete maçônico é uma cerimônia ritualística, que acontece em torno de uma mesa, em forma de ferradura, é, portanto, um acontecimento de elevado significado esotérico, representado pelo ato de comensalidade, de partilha do alimento, entre confrades, amigos e irmãos de uma mesma irmandade.
Tal ágape reforça a sociabilidade, enriquece o convívio salutar e pereniza a fraternidade entre os homens de boa vontade, livres e de bons costumes, dai porque não ser o banquete maçônico um momento de orgia, mas, tão somente, um interlúdio de troca, de renovação de energias, por meio da absorção dos alimentos servidos, de conversação amistosa, de gestos e brindes e de exaltação à pátria, à Ordem Maçônica e aos maçons espalhados pela superfície terrestre.
A sessão de Loja de Mesa, propriamente dita, teve início às 20 horas quando os convidados adentraram ao barco e na parte térrea (sala dos passos perdidos) se paramentaram com seus aventais, colares e insígnias e comandados pelo Irmão Mestre de Cerimônias subiram para o salão de banquete, montado na parte superior da embarcação, atracada no cais público, situado às margens do lago, no trecho 2 do Setor de Clubes Esportivos. Após a abertura ritualística teve início o serviço de mesa. O cardápio preparado com esmero foi servido aos comensais pelos irmãos aprendizes, que atuaram sob a supervisão do Irmão Mestre de Banquetes.
Trinta e um comensais participaram desse evento maçônico/gastronômico, cujo desenvolvimento obedeceu ao ritual devidamente preparado pela Loja anfitriã, num ambiente de rara magia, alimentada pelo balanço do barco, provocado pelas suaves ondas formadas a partir da ventania local.
Convidado pelo Venerável Mestre, o Orador da noite, irmão Cyrino, apresentou uma belíssima peça de arquitetura, onde retratou a origem e a finalidade do banquete maçônico ao longo do tempo, e eu, como sempre, convidado pelo Venerável Mestre para tecer comentários sobre o trabalho apresentado, apenas complementei, ressaltando outras particularidades do ágape ritualizado.
Ao término do banquete, o Venerável Mestre agradeceu a presença dos comensais, ofertou um mimo para cada um dos participantes, uma caneca de louça no formato de cabeça de bode. Solicitou ao Irmão Mestre de Cerimônias que convidasse para comparecer ao salão de banquete as esposas dos maçons que estavam no térreo do barco, onde também foram servidas, e, juntamente com a equipe de cozinha que preparou os alimentos foram receber os agradecimentos ao apoio emprestado ao sucesso do evento, destacando os esforços do Chefe da equipe de serviço pela dedicação e competência na preparação das comidas e bebidas.
A sessão de Loja de mesa foi encerrada exatamente a meia-noite, quando o Venerável Mestre deu a última batida com seu malhete, finalizando assim os trabalhos de banquete trazendo um profundo respeito aos preceitos da Ordem.
Na minha modesta opinião a atual administração da Loja Luz do Planalto Central fechou com chave de ouro a atual gestão do Venerável Mestre, Irmão Nelson Almeida de Jesus. De parabéns, portanto, todos os membros dessa querida e respeitável Loja.
  • Helio P. Leite, Conselheiro Federal do Grande Oriente do Brasil e autor do livro Banquete Maçônico – Origens, Preparação e Ritualística.





-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário