sexta-feira, 17 de abril de 2015

Olhar Digital – Streaming promete mudar nosso hábito em frente à TV; entenda


A primeira coisa a entender é que streaming vem de stream – corrente, fluxo, em inglês. E no mundo virtual, a palavra quer dizer justamente isso: um fluxo constante de dados, sendo transmitidos de uma fonte emissora – no caso, gigantescos datacenters – até inúmeras fontes receptoras: nossos computadores, celulares, tablets, consoles e tvs inteligentes.
O outro fato curioso é que o streaming foi uma das primeiras maneiras encontradas para transmitir áudio e vídeo na internet. No começo do começo da rede, as primeiras experiências desse tipo de distribuição de conteúdo usavam streaming. Só depois vieram outras técnicas, como o download progressivo – que hoje é usado pelo YouTube, por exemplo. Mas, isso é assunto para outra matéria do Olhar Digital. Hoje, o foco é entender o que o crescimento do streaming pode representar para a indústria da televisão.
Nos Estados Unidos, a televisão vive uma era de ouro, com criatividade em alta e produções impressionantes. Alguns exemplos mais óbvios são as séries consagradas, como Breaking Bad, Mad Men e Game of Thrones. Todas sucesso mundial. Pois boa parte do sucesso desses programas se deve ao mundo virtual. Assim que os episódios vão ao ar, a internet e as redes sociais se encarregam de expandir o alcance das histórias. Com isso, grandes produtores de conteúdo começaram a perceber que o mercado da internet pode ser muito maior que o mercado da televisão, e começaram a distribuir seus conteúdos também pela web. Até o contrário começou a acontecer. Netflix e Amazon, por exemplo, que atuavam como distribuidores do conteúdo gerado por outros, perceberam que seria interessante também passar a produzir. E, livres das amarras comerciais da televisão, se deram muito bem nesse terreno, com séries e documentários elogiados. Um dos exemplos é o, digamos, filhote de Breaking Bad, a série Better Call Saul – produzida pela Netflix com qualidade similar às aventuras do professor de química que ganhou o mundo.

http://formadoresdeopiniao.com.br/portal/olhar-digital-streaming-promete-mudar-nosso-habito-em-frente-a-tv-entenda/

Nenhum comentário:

Postar um comentário