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Escrito por Murilo de Aragão |
Sex, 11 de Abril de 2014 08:42 |
Em fevereiro de 2013, escrevi um texto
para a imprensa com o título “Fracasso assintomático” (“Brasil
Econômico”, 26.2.2013). A tese central do artigo era a de que o governo
fracassava, ainda que os sintomas, à época, não fossem sentidos de
forma clara.
No entanto, mesmo reconhecendo a
situação, afirmei então que o “imenso favoritismo de Dilma Rousseff
para 2014” se encontrava “em xeque”. Minha afirmação, que se revelou
precisa à luz dos números de março deste ano, partia de uma cuidadosa
avaliação de quatro dimensões relevantes: econômica, gerencial, social e
política. E de como elas se relacionavam com a campanha de Dilma para a
reeleição.
Dizia, ainda, que o maior adversário
dela era “o seu próprio governo e estilo de gestão. E a incapacidade de
transformar sucesso econômico e popularidade em poder político”. Pois
bem, um ano depois, o vaticínio se mostra atualizado. E, pior para ela,
o que era assintomático se transformou em uma pletora de sintomas. O
sucesso econômico já não é reconhecido, e a sua popularidade está em
baixa.
EXPECTATIVAS
Naquele tempo, o
ambiente econômico, apesar de o tomate ter causado estragos na inflação
do ano passado, não contaminava as expectativas da população. Apenas o
mercado (mais) e o empresariado (menos) estavam desencantados com o
Planalto. Hoje, temos um majoritário sentimento de desapreço e
desconfiança do mercado e do empresariado.
Em outro texto (“A crise de confiança
que ameaça as relações com o setor privado”, O Tempo, 27.3.2013),
apontei a grave crise de credibilidade que se avizinhava. Dizia: “O
governo vem enfrentando uma séria ameaça de crise de confiança junto ao
setor privado. A ameaça está evidente no aumento das críticas feitas
ao comportamento do governo em suas iniciativas, bem como na
incapacidade de fazer a economia funcionar com mais vigor e, ainda, com
a possibilidade de a inflação subir ainda mais. É tudo o que o governo
não gostaria de enfrentar no início do processo eleitoral”.
Adiante, acrescentava que os “governos
devem gerenciar as expectativas”. De lá para cá, o Executivo foi
absolutamente ineficaz na gestão das expectativas. E, para piorar,
parece não saber o que fazer. Está perdido e cada vez mais dependente
do eleitorado, das políticas assistencialistas e do carisma de Lula. O
que, no limite, é inacreditável em uma gestão que começou coberta de
expectativas positivas.
RELAÇÃO COM O CONGRESSO
Voltando ao texto de
fevereiro de 2013, afirmei existir uma relação autoritária entre o
governo e o Congresso que foi “mitigada nos governos FHC e Lula” e que
tal fato tensionava “a relação com partidos” e prometia “emoções fortes
em 2013 e 2014 na política”. Não precisava ser adivinho para prever
que a inconsistência política do governo resultaria em confusões.
O atual governo fez, pelo menos, três
“milagres”. Transformou Eduardo Cunha em um poderoso líder político,
viabilizou a existência do Orçamento Impositivo e, ainda, despertou o
Congresso da letargia em relação aos vetos presidenciais. Em breve, o
Congresso vai mudar as regras de pagamento das dívidas dos Estados com a
União. Outra proeza resultante do desgoverno político.
A salvação de Dilma é que o governo é
muito grande e a sociedade, desorganizada. A oposição parece trabalhar
“part time”. E a popularidade remanescente de Dilma ainda pode fazer a
diferença a seu favor.
Fonte: Tribuna da Internet
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