quarta-feira, 23 de abril de 2014

A MULHER DE CÉZAR ( E O EXEMPLO DE ANDRÉ VARGAS)



PDF Imprimir E-mail
Escrito por Mauro Santayana   
Sáb, 19 de Abril de 2014 09:11
Depois de pedir licença de seu mandato, o deputado André Vargas renunciou à Primeira Vice-Presidência da Câmara dos Deputados, após instauração de processo no Conselho de ética da Casa, para apurar denúncias contra ele, a propósito de suas relações com o doleiro Alberto Youssef, detido pela Polícia Federal em uma operação que investiga lavagem de dinheiro.
O envolvimento de André Vargas com o doleiro teria vindo à tona a partir do pedido de  “empréstimo”, feito pelo deputado, de um jatinho, para viajar de férias a Youssef.
Nos últimos tempos, já houve casos de quem viajasse em avião público por questões estéticas; de quem pegasse carona em aeronaves destinadas a atendimento médico; de quem tivesse a própria aeronave apreendida com substâncias proibidas.
Há grandes e pequenos escândalos, e episódios que são vistos, por alguns, como “pecadilhos”, que atingem, infelizmente, de forma indiscriminada, partidos das mais variadas legendas, tendências e orientação política.
RISCOS DA VIDA PÚBLICA
Embora quase todo mundo tenha um lado, e nem sempre os fatos sejam abordados com o rigor, a honestidade e a isonomia que merecem – há assuntos que são  rapidamente julgados enquanto outros passam anos sem ser sequer investigados – a verdade é que leis como a da “ficha limpa” e a do voto aberto para o julgamento e a cassação de parlamentares já deveriam ter sido vistas,  por todos, como sinal de alerta e mudança nos riscos e cuidados da vida pública.
Para gregos e troianos da odisseia política brasileira, talvez nunca seja demais lembrar a frase atribuída por Plutarco a certo prócer romano, ao repudiar sua mulher, filha de Quintus Pompeius Rufus: “À mulher de César, não basta ser honesta, é preciso parecer honesta”.
Embora a expressão, para alguns, coloque as aparências na frente da verdade, ela reflete a necessidade do rito; da manutenção de regras básicas de convívio e de respeito entre pares e por seus eleitores; e até por si mesmos, no exercício da atividade pública, no sentido de que todos deveriam se dedicar ao objetivo de mantê-la, sempre que possível fosse, ao abrigo de qualquer suspeita.
DEMOCRACIA NA LAMA
Ao colocar seu comportamento em dúvida, estendendo o opróbio e a desconfiança da população sobre a atividade política e a instituição de que toma parte, o homem público não macula apenas a si mesmo.
Ele agride e arrasta na lama a imagem da Democracia que, como à mulher de César, não deveria bastar que fosse – majoritariamente – honesta, mas também que assim transparecesse aos olhos da Nação.
Há lugares, como o Uruguai, em que o Presidente anda de fusca.
No Brasil, escancarar o convívio, até em festas e redes sociais, com bicheiros, lobistas e doleiros, está ficando mais comum, nos últimos anos, do que o prosaico gesto de passar pelo check-in e embarcar em um avião de carreira.
Fonte: Tribuna da Internet





 
 .......................................................................................................................................................
Acesse o site www.banquetemaconico.com.br e veja o sumário do livro. Tenho a certeza de que você vai gostar.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-517935123-banquete-macnico-origens-preparaco-ritualistica-_JM








 

www.banquetemaconico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário